terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Selo & TAG do incentivo a leitura.



Bom dia, boa tarde e boa noite.

Esse blog, que já não era grande coisa, anda meio largado. Tenho colaborado com dois outros blogs ( Meu Mundinho Fictício e Os Romances de Dona Caroline) e ultimamente tem me restringido a replicar as postagens que faço nos blogs citados.

Recebi a indicação desse Selo/TAG da Caroline, minha querida amiga gaúcha e bookaholic desvairada e louca.



Vamos às regras do negócio:


1) Indicar 10 blogs para participar da campanha. (não sei se consigo)

2) Avisar aos blogs indicados.

3) Colocar a imagem do blog para apoiar a campanha (o selinho que está acima)

4) Responder à pergunta: "Qual livro indicaria para alguém começar a ler", indicando, no mínimo, um livro.



Então, vamos lá!


Essa escolha é delicada, e deve ser bem pensada. A principio pensei em “O Poderoso Chefão”, obra antológica do saudoso Mario Puzo. A saga da família Corleone foi uma das primeiras leituras que fiz, e que, de fato, me fez leitor, visto que não tinha o habito de ler. Contudo, a leitura é densa, o livro é longo, e talvez não seja uma boa indicação para primeira leitura. Eu o li já adulto, visto que minha incursão no mundo da leitura foi deveras tardia. Então, decidi por algo mais leve, pra começar.







INDICAÇÕES

O último homem do mundo - Tais Cortez ( resenha aqui )


"O último homem do mundo" conta a história de Amanda, uma jovem de dezesseis anos que é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Sua mãe, uma atriz mundialmente famosa, não sabe como lidar com a filha. Amanda é uma rebelde e tem personalidade forte. Determinada a conseguir ser expulsa, ela é capaz das maiores loucuras. O que ela não esperava era fazer amizades que a farão rever seu plano...e que fosse se apaixonar perdidamente pelo último homem que sua consciência escolheria...

Uma comédia romântica adolescente, super leve e divertida. Uma leitura tranquila para leitores virgens, que entretém com competência, uma escrita competente, porém simples e de fácil entendimento.


O Hobbit - J.R.R. Tolkien (http://www.skoob.com.br/livro/509)


Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.

O Hobbit é um livro quase infantil, com aventuras incríveis e muita ação, ideal para iniciar os jovens na literatura. Depois dele, você vai querer mais, e rapidamente ira galgar leituras mais densas, como O Senhor dos Aneis, do mesmo genial autor.


O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman ( resenha aqui )


Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


O Oceano no Fim do Caminha é um livro incrível, fantasioso e, de certa forma, doce. O protagonista e narrador é uma criança, assim, os pequenos facilmente se identificarão com ele, e, sem perceber, já serão viciados em livros.


Ethernia - Legend of Raython Livro I - Kamila Zöldyek ( resenha aqui )

Você acredita em destino? Em duas pessoas que nasceram e cresceram em condições e lugares inversos... ... Se encontrarem e descobrirem que havia mais forças os unindo do que um simples acaso? A história de Raikou e Elektra começa assim. Ela, princesa entediada. Ele, empregado qualquer no império inimigo. Elektra resolveu sumir do mapa depois de uma das comuns brigas com seu pai. Não imaginara que iria parar justamente no território de Ethernia, império que está em guerra contra o seu há mais de quinhentos anos. Muito menos imaginara que encontraria Raikou, o insolente moreno de olhos azuis... Que se dispôs a ajudá-la, por motivos desconhecidos... Seu encontro foi apenas o começo dos fatos que mais tarde foram nomeados “A lenda de Raython”, ou Legend of Raython, na língua local. Pronto para começar a acreditar em destino?

Ethernia, assim como toda a obra de Kamila Zöldyek, é um livro com clima de anime/mangá, leve e divertido, contudo, politicamente incorreto, com aventuras, mortes, batalhas e o baralho a quatro. Impossível não se divertir com a leitura. Um ótimo convite a se tornar um leitor assíduo.



Línguas de Fogo - Crônicas de Myríade, V.1 - Karen Soarele ( resenha aqui )

Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade.

Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome.

Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.

Linguas de fogo é uma aventura infanto-juvenil, primeiro de uma série. Simplesmente ótimo para todas as idades. Escrito com primor pela talentosíssima Karen Soarele, com certeza conquistará os grandes e pequenos que ainda não se conhecem o enorme prazer de uma boa leitura.



É isso. Acho que escolhi bons livros, não?

Então, ladies and gentlemen, os indicados para responderem essa tag são.....

http://pansmind.blogspot.com.br/
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
http://www.leituranodedo.com.br/
http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
http://umajovemleitora.blogspot.com.br/
http://encantosparalelos.blogspot.com.br/
http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/
http://www.daimaginacaoaescrita.com/


2 comentários:

  1. Ei Samuel!
    Para de abandonar seu blog!!! rs
    Obrigada pela indicação. Eu já respondi esse selinho, e achei muito legal. Sempre é bom participar de qualquer coisa que seja para incentivo a leitura
    beijos

    ResponderExcluir
  2. De todos só li o que você não indicou hehehhehe. Diferente de você, eu li ele quando tinha 11 anos e amei. Também eu devorava tudo o que tinha na biblioteca hehehehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir